quinta-feira, 26 de abril de 2012

Programa do Cacau quer aumentar para 38 os municípios produtores no Pará


O Programa Estadual de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Cacau foi apresentado nesta quarta-feira (25), na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), durante a primeira reunião ordinária do Conselho do Fundo da Cacauicultura do Pará (Funcacau). O programa tem como meta  transformar o Pará no maior produtor de amêndoas do país, até 2019.
O alcance dessa meta pode ser antecipado se a taxa de crescimento anual da cultura no Estado, que hoje varia entre 12 e 15%, continuar aumentando. No ano passado, o Pará produziu 70 mil toneladas, contra 110 mil da Bahia, maior produtor brasileiro. A vantagem paraense está no índice de produtividade acima de 800 kg por hectare, enquanto a produção baiana não chega a 300 kg/ha.
O Programa Estadual do Cacau prevê a expansão da cacauicultura para as regiões oeste, nordeste e sudeste, além da Transamazônica, aumentando de 26 para 38 os municípios produtores. Duas biofábricas de chocolate serão instaladas nos municípios de Tucumã e Medicilândia, esta em fase de conclusão, além de 32 Unidades de Referência Tecnológica (UTR) para difundir as técnicas adequadas de plantio.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário