segunda-feira, 14 de maio de 2012

Campanha esclarece sobre abuso sexual infanto-juvenil


Antecedendo o 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou a 4ª Ação Caminhoneira. 


O seminário aconteceu na manhã de sexta-feira (11), das 9 às 12 horas, no Hiper Posto, Km 6, Bairro Nova Marabá. Na ação estiveram presentes, além de caminhoneiros e mototaxistas, dois psicólogos, duas assistentes sociais, três auxiliares sociais, um pedagogo, dois auxiliares administrativos e um agente de portaria.


De acordo com a psicóloga Elisângela Gomes Iop, coordenadora do Creas, essa é a 4ª Ação Caminhoneira consecutiva e está sendo referência para outras palestras no Estado. Durante o evento, a psicóloga Poliana Gonçalves Ferreira explicou acerca de abuso e exploração sexual para os participantes. 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes foi criado pela Lei nº 9.970 de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oitos anos, foi espancada, violentada e assassinada.
Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos. Por ocasião da data, entidades e órgãos governamentais ligados à defesa dos Direitos Humanos celebram o 18 de maio. Durante a ação houve atendimento médico, glicemia e medição de pressão.

CRONOGRAMA
O projeto do dia “18 de maio” iniciou desde 24 de abril e se estendeu até o último dia 5, com palestras de sensibilização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas municipais.

No próximo dia 17 haverá na Secretária de Saúde das 8h5 às 18 horas o 3º Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, com o tema "Construindo uma cultura de defesa dos direitos sexuais da criança e do adolescente".

Ato público marcará o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. Na data haverá passeata de sensibilização contra violência infantojuvenil em frente à Praça Duque de Caxias passando pela Avenida Antônio Maia e retornando ao ponto de partida. A mobilização será das 16 às 19 horas.

Na ocasião do ato, também acontecerá a culminância do projeto redação nas escolas e a entrega da premiação para os alunos vencedores. Artistas culturais locais participarão do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário